Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Créditos #1 - Rockstar Games

Uma das maiores empresas do mundo dos games na atualidade, a Rockstar reinventou a exploração de mapas com seus famosos "sandbox games", ou jogos em caixa de areia numa tradução literal. Antes desse estilo, os jogos se resumiam a seguir uma história, delimitando o espaço do jogador, e impedindo que se ganhe acesso a certas áreas antes de cumprir o roteiro. Porém com a influência de jogos como GTA, Bully, Red Dead e L.A. Noire, esse panorama está mudando.
As primeiras impressões dos jogos da Rockstar são sempre as mesmas: violência, temas pesados e um mundo aberto para exploração. Esses são requisitos básicos para o estilo da empresa. Tradicionalmente, os games têm uma temática bastante densa, muitas vezes envolvendo atividades ilícitas ou imorais, como por exemplo em GTA, a série mais famosa da Rockstar, na qual o jogador cumpre o papel de um criminoso.

Bully, outro título importante, envolve a vida escolar, porém de uma forma violenta e que faz jus ao nome. A prática do bullying é comum durante todo o desenvolvimento do game. A exploração da escola e seus arredores também se faz presente, o que leva a outra característica da Rockstar: muitas sidequests e missões alternativas. Além de seguir a história principal, também é possível ter muitas outras tarefas durante o jogo, espalhadas pelo mapa, aumentando a vida útil consideravelmente.

Em Red Dead Redemption, o jogador assume o controle de um cowboy no velho oeste americano, em pleno início de século XX, com direito a muitos tiroteios, caçadas, crimes e ação a todo momento. Já no mais novo lançamento, L.A. Noire, a Rockstar te leva para Los Angeles, em meados do século passado para viver na pele de um policial, investigar crimes e conhecer o outro lado da moeda.
Sempre explorando temáticas específicas e distintas, os games da Rockstar seguem esse padrão da violência, em muitos casos polêmica e abusiva, mas que não deve ser reprimida, afinal é um algo a mais para o jogo. Um mapa grande e aberto também faz parte dos games, assim como replay quase infinito, com tantas missões e sidequests.

Com tanta diversidade na ambientação, mas sempre cumprindo certas tradições, a Rockstar vem ganhando espaço no mercado e conquistando cada vez mais fãs com games épicos e incríveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário